sexta-feira, 21 de agosto de 2009

XV ENCONTRO DO FORO DE SÃO PAULO - MÉXICO

O Foro de São Paulo realiza a partir desta última quinta-feira (20) até o domingo (23) seu XV Encontro, que ocorre no México.

O PT participa do encontro com uma delegação formada pelos dirigentes nacionais: Laisy Moriere, Secretária Nacional de Mulheres; Romênio Pereira, Secretário Nacional de Assuntos Institucionais; Renato Simões, Secretário Nacional de Movimentos Populares e Políticas Setoriais; Morgana Eneile, Secretária Nacional de Cultura; Severine Macedo, Secretária Nacional de Juventude.

O primeiro dia do Foro será dedicado a grupos de discussão, reunindo: a) parlamentares; b) prefeitos e governadores; c) autoridades de governos nacionais; d) Fundações e Escolas de partidos.

O segundo dia do Foro será dedicado a grupos de discussão, desta vez com o seguinte corte: a) mulheres; b) lideranças de movimentos, afro-descendentes e povos originários; c) cultura.

Também no segundo dia, acontecerá a reunião das Secretarias Regionais do Foro de São Paulo: a secretaria Cone Sul, a secretaria Andino-amazônica e a secretaria Meso-americana e caribenha.

Ao final do segundo dia, acontecerá o ato político-cultural de inauguração oficial do XV Encontro.

Os dois últimos dias (sábado 22 e domingo 23) serão dedicados à discussão, em plenária, dos temas abordados no texto-base do XV Encontro.

Este texto foi elaborado por uma comissão integrada pelos seguintes partidos: Partido da Revolução Democrática (México), Partido do Trabalho (México), Partido Comunista (Cuba), Frente Farabundo Martí (El Salvador), Frente Sandinista de Libertação Nacional (Nicarágua), Partido Socialista (Equador), Partido Socialista (Peru), Partido dos Trabalhadores (Brasil) e Frente Amplio (Uruguai).

Conforme a tradição do Foro de São Paulo, o texto-base não é uma resolução, não é votado, não é aprovado: trata-se de um subsídio para os debates. O que é aprovado, ao final dos debates, é uma Declaração Final. Tal Declaração será debatida e aprovada pelo Grupo de Trabalho do Foro, instância do Foro que se reúne trimestralmente.

Adiantando que uma das novidades será a realização, simultânea ao XV Encontro, de um Encontro das Juventudes dos Partidos do Foro de São Paulo.


Fonte: www.pt.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário