sexta-feira, 6 de novembro de 2009

Notícias de um Conselho para a cidade do Rio de Janeiro

Sim, estive triste, mas nunca perdi a esperança.

Durante a Conferência Municipal de Cultura tivemos, enquanto Fórum, a oportunidade de conversar com membros da equipe da Secretaria Municipal de Cultura e com vários membros de outros movimentos, entidades e Partidos.

Levamos o documento aprovado e distribuímos a todos os presentes. Isso fez com que, com o apoio dos vereadores Reimont e Eliomar, fosse aberta um espaço de mediação e negociação importante para a constituição de um Conselho Provisório que seja indicado diretamente pela Sociedade Civil.

Ainda acho que poderia ter sido interessante se essa discussão você melhor avaliada na Conferência, mas a vitória de ouvir da Secretaria que em um mês teríamos uma assembléia/plenária para esta definição é algo que o movimento com certeza teve que comemorar.


Estamos nos reunindo todas as quartas às 18h para debater esta situação, como ficará a participação do Fórum Permanente de Cultura e o processo de organização desta plenária que será construída por uma comissão paritária entre representantes do Governo Municipal e da Sociedade Civil.

 O Fórum não se pretende representar todos os movimentos da cidade na sua imensa pluralidade. Mas construímos ali um espaço de acompanhamento e formulação de políticas públicas para o Rio de Janeiro. Essa cidade cheia de esperança e que com todos os esforços ainda é a capital da Cultura do nosso país.

Temos muita pauta pela frente: Eleição dos Conselheiros Provisórios, Regulamentação da Lei do Conselho, Eleição do Conselho definitivo, debate sobre o Fundo Municipal de Cultura, Olimpíadas, entre muitas outras.


Sobre a Conferência, sei que tive a oportunidade de vivenciar outros modelos e métodos e acho que a do Rio poderia ser sempre melhor. Depois de todas as histórias que li e ouvi sobre Belém e São Paulo, além de outras capitais e grandes cidades tive de refletir que a nossa teve a pluralidade suficiente produziu um bom resultado para uma primeira experiência.


Há quem diga que nós ainda estamos aprendendo a pensar e construir Cultura com participação social. São mais de 2000 cidades que fizeram conferências municipais e como ainda estão em apuração poderá chegar a mais de 50%.


Viva a Cultura brasileira, viva o Rio de Janeiro e vamos ao Futuro!

quarta-feira, 4 de novembro de 2009

Ancine e MinC Lançam o projeto "Cinema da Cidade"

O ministro da Cultura, Juca Ferreira, e o diretor-presidente da Agência Nacional do Cinema (Ancine), Manoel Rangel, lançam nesta quarta-feira o projeto Cinema da Cidade, com medidas de financiamento, investimento e desoneração tributária para a instalação de salas de cinema. O lançamento ocorre às 14h no hall de Taquigrafia da Câmara dos Deputados. Para participar, as prefeituras devem apresentar à Ancine o projeto de construção ou recuperação das salas de cinema. Uma vez contemplada, a prefeitura deverá selecionar, por edital público, uma empresa exibidora para a gestão do complexo.
De acordo com a Ancine, o Brasil tem 1.371 municípios com população entre 20 mil e 100 mil habitantes. Desses, apenas 194 têm salas de cinema, 14,15% do total.