Sonho secreto
Em 1999, o cinéfilo Jerzy Miskiewicz comprou o edifício do Cine Pioneiro em péssimo estado de conservação. Somente algumas dezenas de cadeiras de madeira ainda restavam ali dentro. Havia somente um aquecedor a carvão e tudo estava deteriorado. Em três anos de trabalho minucioso, ele transformou o edifício em um lugar aconchegante, salvando o cinema mais antigo do mundo da decadência. Durante o governo socialista, Miskiewicz foi supervisor dos cinemas de um distrito administrativo na Polônia, que coordenava mais de 100 cinemas. Ele não podia, todavia, ter seu próprio cinema, pois, antes de 1989, na Polônia, os cinemas não eram propriedades privadas, nem exibiam filmes escolhidos livremente. Miskiewicz pôde, mais de 50 anos depois, realizar seu sonho secreto. Hoje, ele não é apenas proprietário de um cinema, mas do cinema mais antigo do mundo. E aponta orgulhoso para a parede, onde se pode ver emoldurado o diploma do Guiness Book, atestando ao Cine Pioneiro o título de "o cinema mais antigo do mundo".
Entrada envidraçada
Em abril de 1943, Szcecin foi destruída quase por completo pelos Aliados. No entanto, ainda é possível encontrar partes intactas de ruas com edifícios em estilo Gründerzeit (era dos fundadores), que corresponde ao período após a Revolução Industrial. São construções que muito lembram prédios do bairro Prenzlauer Berg, em Berlim. Não se trata de uma coincidência, pois o urbanista James Hobrecht, responsável pelo planejamento da parte central de Berlim entre 1859 e 1861, havia sido anteriormente diretor de planejamento urbano de Szcecin (na época chamada Stettin). O Cine Pioneiro está localizado em uma das ruas marcadas pelo estilo prussiano. Nas fachadas dos prédios – que têm tristes manchas escuras provenientes do aquecimento a carvão – o estuque antigo ainda pode ser reconhecido. Em contraste às fachadas, o reluzente saguão de entrada envidraçado do Pioneiro é supermoderno. À primeira vista, não se pode imaginar que ali está o cinema mais antigo do mundo.
Todos estão convidados
Em 26 de setembro de 2009, uma grande festa irá celebrar o centenário do cinema. Grandes diretores poloneses, como Andrzej Wajda e Roman Polanski, estão convidados. "Seria ótimo se todos pudessem vir. Os presidentes também teriam que vir. A questão é saber se o cinema vai ter lugar para todos", diz Miskiewicz . O Cine Pioneiro não poderá, contudo, recuperar, seu antigo nome Helios, pois esse é exatamente o nome de um cinema multiplex localizado bem próximo. Miskiewicz questiona, todavia, se o multiplex da esquina vai durar muito tempo.
Autor: Christoph Richter / Carlos Albuquerque
Revisão: Soraia Vilela
Fonte: Folha Online 08/09/2009