quinta-feira, 10 de setembro de 2009

Cinema mais antigo do mundo completa 100 anos

Os irmãos Lumière e Thomas Edison são nomes associados à história do cinema. Poucos sabem, todavia, que na fronteira entre a Alemanha e a Polônia está o cinema mais antigo do mundo, que em breve completará 100 anos. A exibição de filmes no Kino Pionier (Cine Pioneiro) era interrompida somente quando o cinema fechava suas portas para reforma. O Cine Pioneiro, que de início chamava-se Helios, foi fundado em 26 de setembro de 1909 por Albert Pitzke, um homem "das altas rodas". Um anúncio amarelado no jornal Stettiner Abendpost comprova que na época o cinema oferecia "um programa sensacional e excelentes filmes contemporâneos". Esses primeiros filmes eram exibidos no "teatro-cinematógrafo", localizado na antiga rua Falkenwalder, em frente ao prédio dos correios, no centro da então cidade alemã de Stettin (hoje a polonesa Szcecin). Na época, a Alemanha ainda era governada por um imperador e o ingresso para o "teatro-cinematógrafo" não custava mais que dois tostões.


Sonho secreto

Em 1999, o cinéfilo Jerzy Miskiewicz comprou o edifício do Cine Pioneiro em péssimo estado de conservação.
Somente algumas dezenas de cadeiras de madeira ainda restavam ali dentro. Havia somente um aquecedor a carvão e tudo estava deteriorado. Em três anos de trabalho minucioso, ele transformou o edifício em um lugar aconchegante, salvando o cinema mais antigo do mundo da decadência.
Durante o governo socialista, Miskiewicz foi supervisor dos cinemas de um distrito administrativo na Polônia, que coordenava mais de 100 cinemas. Ele não podia, todavia, ter seu próprio cinema, pois, antes de 1989, na Polônia, os cinemas não eram propriedades privadas, nem exibiam filmes escolhidos livremente. Miskiewicz pôde, mais de 50 anos depois, realizar seu sonho secreto. Hoje, ele não é apenas proprietário de um cinema, mas do cinema mais antigo do mundo. E aponta orgulhoso para a parede, onde se pode ver emoldurado o diploma do Guiness Book, atestando ao Cine Pioneiro o título de "o cinema mais antigo do mundo".


Entrada envidraçada


Em abril de 1943,
Szcecin foi destruída quase por completo pelos Aliados. No entanto, ainda é possível encontrar partes intactas de ruas com edifícios em estilo Gründerzeit (era dos fundadores), que corresponde ao período após a Revolução Industrial. São construções que muito lembram prédios do bairro Prenzlauer Berg, em Berlim. Não se trata de uma coincidência, pois o urbanista James Hobrecht, responsável pelo planejamento da parte central de Berlim entre 1859 e 1861, havia sido anteriormente diretor de planejamento urbano de Szcecin (na época chamada Stettin). O Cine Pioneiro está localizado em uma das ruas marcadas pelo estilo prussiano. Nas fachadas dos prédios – que têm tristes manchas escuras provenientes do aquecimento a carvão – o estuque antigo ainda pode ser reconhecido. Em contraste às fachadas, o reluzente saguão de entrada envidraçado do Pioneiro é supermoderno. À primeira vista, não se pode imaginar que ali está o cinema mais antigo do mundo.


Todos estão convidados

Em 26 de setembro de 2009, uma grande festa irá celebrar o centenário do cinema. Grandes diretores poloneses, como Andrzej Wajda e Roman Polanski, estão convidados. "Seria ótimo se todos pudessem vir. Os presidentes também teriam que vir. A questão é saber se o cinema vai ter lugar para todos", diz Miskiewicz . O Cine Pioneiro não poderá, contudo, recuperar, seu antigo nome Helios, pois esse é exatamente o nome de um cinema multiplex localizado bem próximo. Miskiewicz questiona, todavia, se o multiplex da esquina vai durar muito tempo.




Autor: Christoph Richter / Carlos Albuquerque
Revisão: Soraia Vilela

Fonte: Folha Online 08/09/2009

quarta-feira, 9 de setembro de 2009

Prêmio Rede Nacional Arte Visuais 2009

Com inscrições abertas até o dia 16 de outubro, programa viabilizará 37 projetos da área


Companheiros e Companheiras,

Pedimos sua atenção para esse Edital.

As inscrições, que podem ser feitas por Pontos de Cultura, pessoa física, Ongs, associações e produtoras culturais. Está tudo bem explicado no texto, leiam com atenção.

Qulquer dúvida, por favor, entre no link abaixo:

São R$ 20 mil para projetos de pessoas físicas e R$ 25 mil para pessoas jurídicas. Esses são os valores dos prêmios que a Fundação Nacional de Artes (Funarte/MinC) concederá por meio do edital do programa Rede Nacional Funarte Artes Visuais 2009, publicado no Diário Oficial da União nesta terça-feira, dia 1º de setembro (Seção 3, págs. 13 e 14).

Serão escolhidas 27 propostas de pessoas físicas, uma por estado, e dez de pessoas jurídicas, duas de cada região brasileira. Os proponentes terão até o dia 16 de outubro para realizarem suas inscrições, somente através dos Correios. Os projetos enviados deverão prever a circulação de artistas provenientes de lugares diferentes daqueles onde serão executados os projetos. A exigência objetiva a promoção do intercâmbio artístico no país.

O edital tem como finalidade promover um conjunto amplo de atividades ligadas às artes visuais, como oficinas artísticas, palestras, seminários, intervenções, exposições em todos os estados brasileiros. As propostas selecionadas para exposição poderão utilizar os espaços da Funarte em Belo Horizonte, Distrito Federal, Rio de Janeiro e São Paulo para a sua realização.

As inscrições são gratuitas e deverão conter ficha de inscrição, proposta, descrição e objetivos, justificativa, plano de comunicação, formato, cronograma e cartas de anuências. Não serão aceitas as inscrições postadas dez dias após o término do prazo.

Boa Sorte!!!

A Cultura dialogando II


Olá Rio de Janeiro!!!
Que bom estar de volta a minha cidade maravilhosa!!!!
Nada é igual no mundo ao Rio!!!!

Mas, vamos ao trabalho:

O vereador
Marlos Costa e o deputado Estadual Alessandro Molon, convidam para a Audiência Pública conjunta com a Comissão de Cultura da Câmara Municipal de São Gonçalo e da Comissão de Cultura da ALERJ, sobre o tema: "Políticas Públicas de Cultura no Município de São Gonçalo", acontecerá no dia 15/06/09 (terça-feira), às 11horas no Plenário da Câmara Municipal de São Gonçalo, segue o endereço abaixo:


Câmara Municipal de São Gonçalo
Gabinete do vereador Marlos Costa
Rua Dr. Feliciano Sodré, 100, Centro, São Gonçalo

Tels: (21) 3078-3413 / (21) 3248-0714



São Gonçalo, nos encontramos lá!!!

A Cultura Carioca dialogando!!!!