domingo, 29 de novembro de 2009

O COCAR e o novíssimo Conselho Provisório de Cultura do Rio


Duas grandes notícias em se tratando da Cultura e a cidade do Rio de Janeiro.



A primeira é que temos assistido e participado da formação do Coletivo de Cultura e Arte Carioca – o COCAR que vêm se fortalecendo como um espaço de articulação e formulação de políticas públicas de cultura. Um instrumento amplo de movimentos e posições políticas. Particularmente, tem sido muito prazeroso conviver e produzir junto a este grupo.


A segunda é que estas lutas todas se consolidaram na reunião pública realizada na sexta, dia 27 de novembro, mais de um mês depois da nossa I CMC, onde a sociedade civil pode opinar e se apresentar para compor o Conselho Municipal de Cultura provisório.



Toda luta para que um processo democrático se estabeleça geralmente gera mais demanda e mais trabalho. Agora é fazer um bom trabalho na regulamentação da Lei e provocar o desejo da nossa cidade em ter um conselho que ela julgue a sua altura numa eleição ampla e representativa.



Abaixo, a notícia do Boletim do CPC Aracy de Almeida. Como observarão estou nesta tarefa como suplente para ajudar na área de Museologia e Patrimônio.


Reunião ampliada de entidades e grupos culturais define a composição da bancada da sociedade civil no Conselho Municipal de Cultura Provisório


( Reprodução do Boletim da Araca – http://www.cpcaracydealmeida.blogspot.com/)


Conforme vimos informamos aqui no Araca online extra (25/11), na última sexta-feira, 27/11 aconteceu a reunião das entidades, pessoas físicas e grupo culturais da sociedade civil para a escolha da representação desta no Conselho Provisório que irá junto colaborar no processo de regulamentação e eleição definitiva do Conselho Municipal de Cultura.


Coordenada pelo Sub-secretários Municipais de Cultura, Mário Del Rey e Randal Farah, e pela Assessora Técnica Nilcemar Nogueira (a Secretária Jandira está em viagem ao exterior), participaram da mesma cerca de 120 pessoas, entre os quais representações das diversas áreas de expressão artística e movimentos sociais.


O encaminhamento da reunião centrou em dois pontos: considerando a disponibilidade de 12 vagas para a sociedade civil no Conselho, definir seis áreas/linguagens artísticas e seis áreas de movimentos culturais e/ou sociais e seus respectivos representantes e suplentes. Neste quadro a composição, com boa presença de entidades/grupos reunidos em torno do Coletivo Cultura e Arte Carioca/COCAR, foi a seguinte:




Áreas/linguagens artísticas:


Audiovisual: Roberto Arêas, diretor técnico da TV Comunitária – membro titular; Clélia Bessa, Presidente do Sindicato dos Produtores de Audiovisual - membro suplente;


Artes Visuais: Marcos Lontra, artista plástico e curador- membro titular; Gilberto Salgueiro, artista plástico – membro suplente.


Artes Cênicas (Teatro/Circo): Aduni Benton, atriz e diretora da Cia. de Teatro É Tudo Cena! – membro titular (COCAR); Alberto Javiz, ator e produtor – membro suplente;


Música: Léo Borges, Cooperativa de Músicos Independentes do Rio de Janeiro/COOMUSI – membro titular (COCAR); Angélica, Ordem dos Músicos do Brasil – membro suplente.


Literatura: Carlos Maia, jornalista e produtor cultural – membro titular (COCAR); Marcelo Trisciuzi, advogado, produtor cultural e editor – membro suplente.


Dança: Denise Acquarone, vice-presidente do Sindicato dos Profissionais da Dança – membro titular; Edézio Paz, Jornal da Dança, membro suplente.


Áreas/movimentos culturais e sociais:


Patrimônio: Eurípedes Júnior, Museu de Imagens do Inconsciente e Centro de Estudos e Pesquisas em Patrimônio e Museologia/CCEMP - membro titular (COCAR); Morgana Eneile, Associação Brasileira de Museologia/AMB – membro suplente (COCAR).


Matrizes Africanas: Luiz Eduardo “Negrogun”, COBRA – membro titular (COCAR); Cláudia Vitalino, UNEGRO, membro suplente (COCAR).


Cultura Urbana: Zezinho Andrade – membro titular (COCAR); não houve outro candidato e portanto não há suplente eleito.


Arte-Educação: Irany Vitória, Federação das Bandas de Fanfarra – membro titular (COCAR); Evandro Machado, ator, educador popular Morro do Turano – membro suplente.


Cultura Popular: Flavio Aniceto, CPC Aracy de Almeida – membro titular(COCAR); Flavio Oliveira, COOMUSI – membro suplente.


Movimento Comunitário: Lenilda Campos, diretora cultural da FAFERJ – membro titular (COCAR); Rossino de Castro, FAFERJ, membro suplente.