quinta-feira, 20 de agosto de 2009

Juca Ferreira comenta declarações de Antonio Fagundes sobre Lei Rouanet


As alterações previstas na Lei Rouanet vão possibilitar que “todos tenham acesso para desenvolver seu trabalho”, afirmou, em entrevista concedida na última quinta-feira, ao Bom Dia, Ministro, o Ministro da Cultura, Juca Ferreira.


O esclarecimento se deu devido às declarações do ator e produtor Antônio Fagundes. “Eu não conheço os detalhes da declaração, mas acho que as reclamações demonstram insatisfação, por isso precisamos mudar”, comentou o ministro Juca Ferreira.
Na última terça-feira (dia 11), Fagundes disse, em entrevista coletiva, que seu projeto - o monólogo Restos - foi aprovado pelo Ministério da Cultura, mas que ele não quis captar recursos via Lei Rouanet para montar o espetáculo. Justificou sua decisão afirmando “estar cansado de ser chamado de ladrão”, além de pretender cobrar quanto quiser pelo ingresso.
Durante a entrevista ao programa Bom Dia, Ministro, Juca Ferreira enfatizou que grandes e pequenos artistas terão ampla possibilidade de captar recursos disponibilizados via renúncia fiscal, principal mecanismo da Lei. O titular da pasta, destacou, porém, que os espetáculos produzidos com recursos públicos devem trazer benefícios à toda população, como a redução dos preços de bilheteria, por exemplo.


Lembrou, ainda, que o Governo deve incentivar produções que envolvam grandes nomes. “Nós não devemos hostilizar os grandes artistas brasileiros, esses são os que traduzem os sentimentos e acalentam nossa subjetividade.” E continuou: “As políticas culturais têm que possibilitar o acesso pleno. Aliás, quem não gostaria de participar de um espetáculo com grandes artistas, incluindo o Antonio Fagundes?”, indagou Ferreira.


Foto: Jornal do Planalto

Nenhum comentário:

Postar um comentário